Make your own free website on Tripod.com

  AC/DC

Black Sabbath

Iron Maiden

Metallica

Kiss

 

"Maduros"para uns, "vendidos" para outros. Mas uma coisa ninguém pode negar: o Metallica é uma das bandas que mais influenciaram o metal mundial nas últimas duas décadas.

       

São Francisco, 1981. Lars Ulrich (bateria) e James Hetfield (voz), junto com Dave Mustaine (guitarra), Lloyd Grant (guitarra) e Ron McGoverney (baixo), formam o Metallica.

Neste mesmo ano, já sem Grant, e com James na voz e guitarras, a banda participaria de uma coletânea chamada Metal Massacre, com a música "Hit the Light".

Em 1982, a banda lança sua demo: No Life Till Leather. No fim deste ano, saem Dave Mustaine (que formaria o Megadeth) e Ron McGoverney, e entram Cliff Burton (baixo) e Kirk Hammett (guitarra).

       
Lançam em 1983 o álbum "Kill'em All". O sucesso é imediato. Neste disco destacam-se "Hit the Light", "The Four Horsemen", "Whiplash", e a mais que clássica "Seek and Destroy".

Em 1984 sai "Ride the Lighting". Os destaques: "Fight Fire With Fire", "Ride the Lighting", "For Whom the Bells Tolls" e "Creeping Death".

Em 1986 a banda lança "Masters of Puppets", o álbum que é considerado pelos fãs o melhor de todos. Vende mais de 1 milhão de cópias só nos EUA. "Battery", "Masters Of Puppets", "Disposable Heroes" são só alguns dos vários destaques do disco.

Na turnê de "Masters", um acidente com o ônibus da banda numa estrada da Suécia mata o baixista Cliff Burton.

       
Jason Newsted entra para a banda em 1987. Eles lançam um EP só com covers, o famoso "Garage Days Re-Revisited".

Em 1988 lançam "...And Justice for All" e seguem numa interminável tour que dura dois anos, passando inclusive aqui pelo Brasil. "Blackened", "... And Justice for All" e "One" são os destaques.

O Metallica mergulha de vez no estrelato com o lançamento, em 1991, de "Metallica", ou "Black Album", como é mais conhecido. Foi o álbum que mais vendeu na história do rock pesado; mais de 17 milhões de cópias. Destaques: "Enter Sandman", "Sad But True", "Unforgiven", Nothing Else Matters".

       
Após 5 anos de espera, o Metallica reaparece em 1996, de cabelos curtos e roupas de grife, para o lançamento de "Load". Uma verdadeira bomba para os fãs da banda. Destaques : "Until it Sleeps" e "Ain't My Bitch".

Em 1997 é lançado "Reload", com músicas que sobraram dos 12 meses de gravação de "Load". Nenhuma novidade. Destaques: "The Memory Remains", "Fuel" e "The Unforgiven II".

No final de 1998 é lançado "Garage Inc.", albúm de covers que inclui versões de "Sabbra Cadabra", do Black Sabbath, e "Overkill", do Motörhead. Outros destaques: "Free Speech for the Dumb", "Turn the Page", "Am I Evil", "Stone Cold Crazy". Ideal para matar saudades da época de Kill'em All e Masters of Puppets.