Make your own free website on Tripod.com

  AC/DC

Black Sabbath

Iron Maiden

Metallica

Kiss

 
       

Em 1969 nascia a banda que influenciou várias gerações com seus riffs destruidores (e assustadores).

O metal enfim começava a ter forma.

       

Tudo começou em Birmingham, Inglaterra, quando Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista) montaram a banda Earth, que no mesmo ano se tornou Black Sabbath, nome que veio de um antigo filme de terror. No início de 1970 saiu o primeiro disco, "Black Sabbath", que levou dois dias para ser gravado.

       
Discografia ( da fase Ozzy)

Black Sabbath (1970)

Chuva e sinos de igreja, seguidos pela guitarra de Tony Iommi. Assim começa a clássica "Black Sabbath", que como "N.I.B.", provocou polêmica na época, devido as letras com temas pesadíssimos. A gravadora, aproveitando-se disso, colocou uma bruxa na capa do disco e o lançou numa Sexta-feira 13!

O disco trazia ainda faixas como "The Wizard", "Evil Woman" e "Sleeping Village".

       
Paranoid (1971)

Com o sucesso do primeiro disco, a banda repete a dose de peso neste segundo. Neste álbum estão os dois principais clássicos do rock mundial: "Paranoid" e "Iron Man".
Destacam-se também "War Pigs", "Electric Funeral" e "Rat Salad".

       
Master of Reality (1971)

De cara, mais duas clássicas: "Sweet Leaf" e "Children of The Grave". Possui ainda a faixa "After Forever", que foi regravada recentemente pelo Biohazard.

       
Vol. 4 (1972)

Repleto de riffs pesadíssimos, traz as faixas "Wheels of Confusion", "Changes", "Laguna Sunrise", entre outras.

       
Sabbath Bloody Sabbath (1973)

Os acordes da faixa título abrem com chave de ouro este disco. Traz também "Sabbra Cadabra", "Looking for Today", entre outras.

 
Sabotage (1975)

Com faixas mais longas, traz músicas pesadas como "Sympton of the Universe" ( que o Sepultura regravou em Roots) e viagens sonoras como "The Thrill of it All".

 
Technical Ecstasy (1976)

Aqui começavam as brigas internas da banda. O disco possui músicas com riffs fortes, mais nenhuma se tornou clássica. O destaque fica para a lenta "She's Gone".

 
Never Say Die (1978)

O Ozzy já havia saído da banda, mas foi convencido a voltar. Aqui destaca-se a faixa título.

 
Este disco encerra a "Fase Ozzy". Depois disso, a banda sofreu mudanças diversas vezes, e por pouco não terminou.
 
Até que no final de 1997, Ozzy reuniu-se com a formação original para uma turnê. Em 1998 foi lançado um CD duplo ao vivo. Quanto ao lançamento de um novo álbum, Ozzy responde: "uma coisa de cada vez. Não planejamos nada ainda além dessa turnê." Será mesmo?